Deputada Patrícia Aguiar solicita redução de 50% da taxa da Guia de Transporte Animal (GTA)

0

A deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD/CE) deu entrada ao requerimento que solicita ao Governo do Estado, por meio da Agência de Defesas Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), um estudo para reduzir em 50% a Taxa da Guia de Transporte Animal (GTA) durante a pandemia. A proposta será apreciada pelo plenário da Assembleia Legislativa.

A GTA é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros). Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da Guia, exceto os cães e gatos que são isentos da emissão desse documento para transporte.
Nesse período de isolamento social a emissão da GTA tem causado transtorno para os pequenos e micro produtores do Ceará.

Folha Banner

“Estamos sendo procurados por pequenos produtores dos Inhamuns que estão sem condição de fazer o transporte. O custo burocrático e financeiro para a emissão da Guia vem travando a procura desse documento fazendo com que pequenos produtores da nossa região se arrisquem no transporte”, justifica a deputada.

Fonte: Jornalista Christianne Sales