Sistema Integra SUS muda quantidade de infectados e mortos e gera desconfiança em internautas

Com isso, prefeitura atualiza seus dados; números atualizados somam 159 e não 160 como divulgado ontem

0

A atualização dos dados divulgados diariamente pelo Sistema Integra SUS, do governo do Estado, gerou muitos questionamentos de muitos internautas, após a prefeitura de Aracati também atualizar seus dados no início da noite desta quarta-feira (20).

Pelos números divulgados no boletim Integra SUS, no final da tarde de ontem, eram 73 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no município com 6 mortos. Hoje, o boletim divulgado às 17h38, esse número apontava 72 pessoas infectadas com 5 mortes.

O boletim divulgado pela prefeitura de Aracati, no entanto, diverge da quantidade de óbitos: 7 contra 5. A atualização dos novos dados e a divulgação geraram inúmeros comentários na internet.

Folha Banner

“Por que ocultaram a quantidade de infectados? Será que não tem importância para população?”, questionou Erildo Almeida. “Cadê os outros casos, sumiram do nada?”, questionou  Adeliane Santos.

“A internauta Lourdes Queiroz não conseguiu entender o que ocorreu. Ontem estava com 160 caso, hoje está 159. Dá para acreditar?”, questionou. A internauta Silvana Sena indagou sobre o números de mortos.  Por que continuam os sete óbitos se estão dizendo que já faleceram dois só hoje no Aracati?”

Em resposta a um dos comentários feitos, a prefeitura de Aracati disse que um caso foi retirado do sistema Integra Sus entre ontem (dia 19) e hoje (dia 20). “Isso é normal acontecer. Geralmente por casos homônimos em outro município”. Temos apenas um caso a menos em relação a ontem. O sistema Integra Sus atualizou a listagem, quando os exames foram verificados. A mesma pessoa possuiu mais de um exame.