Caucaia recebe Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos

0

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) concedeu a Caucaia o prêmio de destaque como um dos municípios de abrangência da área de atuação do órgão que melhor aplicam recursos financeiros.

Entre os indicadores do ranking estão “Gastos em investimentos”, “Gastos na área social” e “Equilíbrio financeiro” em municípios com população estimada entre 50 mil e 150 mil e acima de 150 mil habitantes.

Conforme a Sudene, a premiação visa reconhecer os gestores públicos municipais que apresentaram bom desempenho em índices fiscais. Foram relacionados para a avaliação os investimentos realizados, despesas sociais (assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo) e equilíbrio financeiro.

Folha Banner

Ao reconhecer os gestores, a Sudene diz ter o objetivo de viabilizar uma ferramenta de controle social, de modo que os munícipes tenham conhecimento do desempenho da cidade onde moram e possam compará-la com outras. Além disso, coloca à disposição de gestores, sociedade civil e organizações públicas estudos de qualidade para subsidiar a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas.

Caucaia recebeu prêmio na categoria municípios acima de 150 mil habitantes e também pelo indicador de investimentos e receita corrente líquida. Segundo a Sudene, o ranking serve como um instrumento social que permite à população acessar os resultados de onde são aplicados as verbas públicas pelos municípios.

A ação tem também o objetivo de estimular a melhoria da capacidade de investir bem das prefeituras, dando prioridade aos gastos na área social, promovendo o equilíbrio financeiro e o bem-estar do cidadão.

Fonte: Ascom – Caucaia