Ceará recebe neste sábado o Sertões 2019 e será palco das etapas finais do maior rali do Brasil

Ao entrar em território cearense, o Sertões 2019 já terá cumprido mais de 80% do seu roteiro e estará na reta final para a decisão dos melhores competidores da 27ª edição

0

Após percorrer os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Piauí, chegou a vez do Ceará entrar em cena no maior rali das Américas – o Sertões. Neste sábado (31), será realizada a sétima e penúltima etapa da competição, que terá chegada na cidade de Crateús – uma das mais desenvolvidas do sertão cearense. O Sertões 2019 largou no último dia 24, na capital Campo Grande (MS) e, até o dia 01 de setembro, percorrerá 4.888 quilômetros, com a final em Aquiraz (CE). Amanhã, quando entrar no Ceará, o Sertões terá cumprido 4.360 quilômetros. 

A sétima etapa da disputa terá 941 quilômetros, com 320 quilômetros de trecho cronometrado. A Vila Sertões estará na AABB de Crateús – Associação Atlética do Banco do Brasil –, com acesso gratuito ao público que, ainda, poderá usufruir dos atendimentos sociais realizados pelo SAS – Saúde e Alegria no Sertões (ação social do Sertões, com programas nas áreas de educação e alfabetização, saúde, meio ambiente, cultura e inclusão social), além de algumas ações oferecidas também por algumas equipes. 

“Esse é o grande diferencial do Sertões. Além de ser uma das mais importantes competições de rali do mundo, também desempenha um lado social enorme, atendendo as comunidades carentes das regiões pelas quais passamos. E, seguindo este exemplo, nós da Ello Racing criamos o Projeto Chico Brasil que, até o final do percurso, doará cerca de 1.600 brinquedos, levando alegria e música”, disse o piloto Sálvio Costa que tem como navegador, Eduardo Alexandre da Silva.   

A Ello Racing e o Projeto Chico Racing estão visitando algumas escolas das regiões pelas quais o Sertões está passando e, com isso, buscará contribuir para o acesso tecnológico dessas comunidades e tornar-se uma ferramenta social de conexão. “Somos uma rede colaborativa formada por pessoas que tem como princípio o compartilhamento do conhecimento. Possuímos um projeto com o Instituto Alpha Lumen que, dentre diversas iniciativas, está engajada com o aprimoramento da qualidade de ensino em instituições públicas, e tem um trabalho específico com estudantes talentosos, a fim de promover a difusão da ciência e tecnologia, cultura e arte”, explicou o responsável pela gestão e operação da Chico Brasil e gerente da Chico Hight Intelligence (principal parceira da Ello neste projeto), Douglas Leite. 

Competição 

Folha Banner

O Sertões 2019 está na reta final, com as duas últimas etapas da competição realizadas em solo cearense. A oitava e última etapa será entre Crateús e Aquiraz, na qual pilotos e navegadores acelerarão em uma especial de 30 quilômetros, em uma etapa que terá um total de 405 quilômetros. A festa da chegada será na Praia do Porto das Dunas, a partir das 12h. 

Roteiro Rally dos Sertões 2019

24 de agosto a 1º de setembro

7ª etapa – 31/08
Bom Jesus – PI/ Crateús – CE
Trecho Cronometrado – 320km
Total: 941km

8ª etapa – 01/09
Crateús – CE/ Aquiraz – CE
Trecho Cronometrado – 30km
Total: 405km