Barragem de Quixeramobim e açude Fogareiro integram lista de reservatórios que serão reparados pelo Governo Federal

0

O Governo Federal realizou levantamento para saber quantas barragens terão que passar por reparos para evitar novos acidentes. Como resultado do trabalho, 139 açudes foram completados, sendo que, destes, 31 são do Ceará, que tem o maior número de reservatórios escolhidos, dentre eles, estão a Barragem de Quixeramobim e o açude Fogareiro. Os recursos para os reparos nos barramentos destes açudes custará R$ 27,7 milhões.

A iniciativa faz parte do Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb). O documento foi apresentado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na última quarta-feira, 06.

Confira a lista dos açudes cearenses que passarão por reparos:

Propaganda interna redes sociais

Além do Ceará, outros 13 estados foram contemplados. São eles: Alagoas (4), Bahia (26), Maranhão (3), Minas Gerais (15), Paraíba (4), Paraná (1), Pernambuco (26), Piauí (5), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (7), Rio Grande do Sul (10), Santa Catarina (4) e Sergipe (1).

Apesar da lista contemplar as principais barragens cearenses que necessitam de manutenção, o senador Eduardo Girão (PODEMOS) encaminhou ofícios para Canuto, e ao diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS), Ângelo Guerra, solicitando a inclusão das Barragens do Açude Lima Campos, em Icó, e Várzea do Boi, em Tauá, do Planerb.

O Ministério adianta esclarece que, apesar das reparações, nenhum dos reservatório apresenta risco de rompimento iminente.

Repórter Ceará