Cultura de todos os tipos e para todos os paladares no Festival de Gastronomia & Cultura do Aracati

0

A Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). promoveram entre os dias 15 a 17 de novembro a 2ª edição do Festival de Gastronomia & Cultura do Aracati. O evento aconteceu na histórica Rua Coronel Alexanzito, conhecida como Rua Grande, e entre os dias do evento o Aracati se transforma na capital da Gastronomia Cearense. Mas, como o próprio nome do evento evoca, o festival também tem destaque para as mais diversas manifestações artísticas da região. O último dia de atrações e exposições, quem compareceu teve a oportunidade de conhecer muito sobre cultura e culinária.

“O 2º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati é um exemplo de geração de valor para a cadeia produtiva associada ao turismo, através da manifestação e integração das expressões culturais tradicionais em um só evento (artesanato, teatro, música, dança, poesia, esculturas, fotografias, etc)”, explicou a articuladora do Sebrae no Regional Litoral Leste – Ana Carla Luna Ramos.

Propaganda interna redes sociais

O artesanato da cidade mostrou sua força com a presença de mais de 60 artesãos do Polo de Artesanato do Aracati trazendo produtos como: labirinto, trabalhos em palha, trabalhos em madeira, peças de coco, crochê, bordado em tecido, renda de filé, búzios, quadros, pinturas em telas, areia colorida, argila, reciclagem, biscuit, entre outras peças. Também participam os artesãos dos grupos do Jirau, Cabreiro, Canoa Mulher, Associação de Projetos Vencer Juntos (Aprovej), Associação dos Artesãos de Majorlândia, Bia Arte e Cultura, Centro de Artesanato Bons Ventos, Rendeiras de Aquiraz. Ao todo foram 13 stands com artesanato que demonstram a riqueza artística cultural da região.

As artes cênicas também marcaram presença no festival, com apresentações no Teatro Francisca Clotilde, Rua Grande e diversos palcos do evento.

As atrações musicais tiveram forte presença nos diversos bares e restaurantes montados e nos palcos do festival, com destaque para a Banda Jacques Klein, Som da Vila, Jackson Sobreira, Circo Escola Canoa Criança, Dança do Pitiu – Grupo Vivarte, Festival de Cantadores e Repentistas, Cantor Tiago Quiçá, Grupo musical Salve Simpatia.